quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Entrevista com Lex (nosso Team Leader)


MB: O que você fazia antes de vim para cá?
LEX: De 1976 a 1996 trabalhei em empresa aérea, depois como autônomo prestando consultoria (turismo e projetos culturais).


MB: Por que você resolveu realizar esse trabalho voluntário?
LEX: Vontade de mudar e fazer algo novo, diferente.


MB: O que você fez depois que acabou o programa?
LEX: Iniciei o programa em novembro de 2007 no Action Team. Participei da equipe de março 2008 e fui para a Africa no inicio de setembro 2008.
Apos o período na África retornei para camp future (fev 09) e resolvi aceitar a coordenação e treinamento das equipes para a Africa. Minha primeira equipe foi a de marco 2009 e esta é a segunda.


MB: O que você acha do treinamento?
LEX: Ter participado do treinamento aqui foi muito bom, pois sabia como o voluntário via a instituição e o treinamento em si (os prós e contras), o treinamento da equipe de março mostrou o outro lado e agora tenho uma idéia concreta do que fazer para aprimorar o programa. Alteramos muita coisa e organizamos melhor o programa em si, temos uma base concreta, uma estrutura pré-definida. Agora e só ir alterando o necessário e aprimorando cada vez mais.


MB: Do que você acha que a África mais precisa?
LEX: Muita coisa, os voluntários quando chegam e tem uma ideia mas muita coisa você descobre durante o treinamento e em muitos casos a pessoa muda sua opinião Quando chega lá você descobre mais, e um aprendizado constante.


MB: Para qual país da África você foi? Por que?
LEX: Fui para a Moçambique, minha decisão se baseou na língua, o português. Apesar de falar inglês, minha opinião é de que seria mais útil lá falando a língua oficial do país.


MB: Deixe uma mensagem para todos no Brasil.
LEX: Existem várias maneiras de ajudar a outro e não e necessário ingressar num programa de voluntariado para fazê-lo, e algo que podemos realizar no nosso dia a dia de várias formas. Porém realizando um programa como este você aprende muito e na maioria dos casos muda sua visão do mundo e seu comportamento com relação aos problemas existentes. Vê as coisas de uma maneira mais clara e precisa. Você aprende a viver em grupo, com pessoas de outras culturas, trabalhando em equipe, passa seis meses na África vivendo a realidade do dia a dia lá, convivendo com pessoas extraordinárias que lutam diariamente para sobreviver, mas não perdem a alegria e a vontade de viver e de lutar para melhorar. Depois de tudo isso você com certeza não é o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário